.

VISITAS

A

SÃO JOSÉ


SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Tradução do Padre Francisco Alves, C.Ss.R.

Texto extraído de:
Visitas ao Santíssimo Sacramento,...

Imagem gerada por IA (ChatGPT)

[A formatação e ordem das secções
são diferentes das do original]



ÍNDICE

[Dias do mês]

Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6
Dia 7 Dia 8 Dia 9 Dia 10 Dia 11 Dia 12
Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18
Dia 19 Dia 20 Dia 21 Dia 22 Dia 23 Dia 24
Dia 25 Dia 26 Dia 27 Dia 28 Dia 29 Dia 30
Dia 31





DIA 1


I – Oração a São José

Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a Vós confio todas as minhas intenções e desejos.

Ajudai-me, São José, com a Vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais, por meio do Vosso Filho adotivo, Jesus Cristo, Nosso Senhor, de modo que, confiando-me aqui na terra ao Vosso poder celestial, Vos tribute depois no Céu o meu agradecimento e homenagm.

Ó São José, nunca me canso de contemplar-Vos com Jesus adormecido nos Vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do Vosso coração. Abraçai-O em meu nome, beijai por mim o Seu delicado rosto e pedi-Lhe que me devolva esse beijo quando eu exalar o meu último suspiro.

São José, padroeiro das almas que partem, rogai por mim! Amém.

I – Sede o meu Auxílio

Deus ama-nos com tamanha ternura e deseja tão ardentemente a nossa salvação que multiplicou para nós os meios de a alcançar. Um desses meios é a devoção aos santos. Como são amigos de Deus, o Senhor quer que intercedam por nós e nos alcancem, pelas suas orações e merecimentos, as graças que não merecemos. Ora, quem ignora que, entre todos os escolhidos, São José ocupa, depois de Maria, o primeiro lugar no coração de Deus, e muito pode junto do Senhor em favor dos que o honram? A ele, pois, digamos frequentemente:

Dai-me, ó São José, inteira confiança na Vossa poderosa intercessão.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 2


II – Oração Glorioso São José

Glorioso São José, vós que de Deus Eterno recebestes o especial privilégio de nos defender dos espíritos do mal na hora da nossa morte, humildemente Vos suplico, sede atento à prece que Vos dirijo, confiando nos vossos méritos de esposo da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Suplico-Vos, bem aventurado São José, pelos vossos merecimentos, obter do Altíssimo que me seja concedida saúde, a mim e a todos os meus. Bem sei que por vosso intermédio, os vossos devotos alcançaram de Nosso Senhor Jesus Cristo as graças que vos são solicitadas. Sois o padroeiro de todos os que trabalham e ganham honestamente o seu pão de cada dia.

Sois o protetor das criaturas honestas, desambiciosas, pacíficas. Sois o guia dos moribundos e o seu defensor contra as ciladas dos demónios na hora da morte. Por todos os vossos méritos e graças especiais, de que gozais junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, rogo-vos Castíssimo Esposo de Maria, obter da misericórdia Divina o favor que, pela vossa intercessão, apresento aos pés de Deus.

Bem aventurado São José, sois o nosso auxiliar e nosso protetor, quando nas tribulações invocamos o vosso nome. Sede, pois propício à minha prece. Senhor Deus Eterno, Justo e Misericordioso, que estabelecestes São José guardião da Vossa família aqui na Terra, concedei-nos que, pela sua interseção, sejamos agraciados com o favor que Vos rogamos, nós que somos devotos do Vosso Glorioso Santo, esposo da Virgem Maria.

São José, Luz dos patriarcas, rogai por nós
São José defensor de Jesus, rogai por nós.
São José, espelho de paciência, rogai por nós.
São José esperança dos enfermos, rogai por nós.
São José, patrono dos moribundos, rogai por nós.

II – Nosso Pai

Devemos amar muito a São José, porque, como nota Orígenes, o mesmo Filho de Deus quis honrá-lo como Pai. Este é o titulo que lhe dá São Lucas no Evangelho, e a própria Mãe de Deus não o designava doutro modo: Vosso pai e eu, dizia ela a Jesus, aflitos vos buscávamos. Se, pois, o Rei dos reis, diz o Cardeal d’Ally, se dignou elevar José a tão alta dignidade, é conveniente e justo que nos esforcemos por honrá-lo quanto pudermos.

Ao vosso serviço me consagro para sempre, ó São José; protegei-me.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 3


III – Oração São Francisco de Sales

Glorioso São José, esposo de Maria concede-nos a vossa proteção paternal, nós te suplicamos pelo Coração de Jesus e pelo Coração Imaculado de Maria. Vós cujo poder se estende a todas as nossas necessidades e sabeis tornar possíveis as coisas impossíveis, abri os vossos olhos de pai pelos interesses dos teus filhos. Nas dificuldades e sofrimentos que nos esmagam, recorremos a vós com confiança. Dignai-vos tomar sob a vossa conduta caridosa este assunto importante e difícil, causa da nossa inquietação.

Fazei com que a feliz resolução seja para a melhor glória de Deus e para o bem dos vossos fieis servidores. Ó vós amável São José, que nunca em vão invocamos, vós cujo crédito é tão poderoso junto de Deus que até se pode dizer: “No Céu, São José manda mais do que suplica”, terno pai, rezai por nós a Jesus, reza por nós a Maria. Sede nosso advogado junto deste Divino Filho do qual fostes aqui em baixo o pai adotivo tão atento, tão amável e protetor fiel. Sede nosso advogado junto de Maria, da qual fostes esposo amantíssimo e tão ternamente amado. Acrescentai a todas as vossas glórias a de ganhar as causa difíceis que vos confiamos. Nós cremos, sim, nós cremos que podes satisfazer os nossos desejos livrando-nos das tristezas que nos abatem e das amarguras que assolam a nossa alma. Além disso temos a confiança firme que nada negligenciarais em favor dos aflitos que vos imploram. Humildemente prostrados a vossos pés, bom São José, nós vos suplicamos, tende piedade dos nossos gemidos e das nossas lágrimas. Cobre-nos com o manto das vossas misericórdias e abençoa-nos. Amém.

III – Glorioso São José

Que santo, ou ainda que anjo, pergunta São Basílio, mereceu jamais ser chamado Pai do Filho de Deus? Só José teve essa honra. Pelo que, lhe podemos aplicar as palavras de São Paulo: Ele está tão acima dos anjos, que mereceu um nome mais glorioso que o deles. Pelo seu título São José foi mais honrado por Deus que todos os Pa-triarcas, Profetas, Apóstolos, Pontífices; todos estes são chamados servos, só São José é chamado Pai.

São José, Pai nutrício de Jesus, rogai-Lhe por mim.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 4


IV – Oração a São José

Ó casto esposo da Virgem Maria, meu protetor mais amoroso, São José! Todo o mundo que implora a vossa pro-teção experimenta o vosso consolo. Sejais, então, vós, meu refúgio e meu guia. Pedi ao Senhor por mim; livrai-me do pecado, ajudai-me nas tentações e separai-me do mal e do pecado. Confortai-me em doenças e aflições. Sejam os meus pensamentos, palavras e obras fiéis copias que de vós possam ser aceites e agradáveis para merecer a vossa proteção na vida e no momento da morte. Amém.

Ó glorioso São José! Fazei-me constante no bem; corriji as minhas faltas e alcançai o perdão dos meus pecados.

IV – Ide a São José

O Senhor recomendou a Santa Margarida de Cortona que tivesse devoção particular a São José, e não deixasse passar nem um dia sem lhe prestar alguma homenagem, como a quem com inteira fidelidade o sustentou na terra. Não deixemos, pois, de nos recomendar cada dia e muitas vezes ao dia a São José. Supliquemos-lhe graças: ele no-las obterá todas, uma vez que sejam úteis à nossa alma.

São José, fazei que eu seja fiel em vos invocar todos os dias.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 5


V – Oração a São José

Forja, 552 – São José, nosso Pai e Senhor, castíssimo, limpíssimo; vós, que mereceste trazer Jesus Menino nos teus braços, e lavá-Lo e abraçá-Lo: ensinai-nos a tratar o nosso Deus, a ser limpos, dignos de ser outros Cristos.

E ajudai-nos a fazer e a ensinar, como Cristo, os caminhos divinos – ocultos e luminosos – , dizendo aos homens que podem ter continuamente, na terra, uma eficácia espiritual extraordinária.

São Josemaria Escrivá

V – Chefe da Sagrada Família

São José foi estabelecido chefe da Sagrada Família, dessa Família bem pequena pelo número, mas muito grande pela excelência das demais pessoas que a compõem, a saber: a Mãe de Deus e o Filho único de Deus feito homem. Deus o constituíu, pois, senhor da sua casa. Nessa casa José manda e o Filho de Deus obedece.

São José, pela obediência que Jesus vos rendeu, tornai-me obediente a todas as vontades de Deus

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 6


VI – Oração a São José

São José, castro marido da Virgem Maria intercedei para eu possa obter o dom da pureza. Vós que, apesar das vossas inseguranças pessoais, soubestes aceitar humildemente o Plano de Deus tão logo soubesses disso, ajudai-me a ter essa mesma atitude de responder sempre e em todo lugar ao que o Senhor me pede.

Varão Prudente que não vos apegais ás segurança humana, mas estais sempre aberto a responder ao inesperado, obtendo-me a ajuda do Divino Espírito Santo, para que eu também possa viver em desapego prudente de títulos terrestres.

Modelo de zelo e trabalho Constante, Fidelidade silenciosa, solicitude paternal, alcançai-me essas bênçãos, para que eu possa crescer cada dia mais nelas e assim assemelhar-me no dia a dia ao Modelo da plena humanidade: o Senhor Jesus.

VI – Modelo de Humildade

Josué maravilhou o mundo, quando mandou o sol parar, para lhe dar tempo de terminar a derrota dos seus inimigos, e o sol obedeceu. Mas, que comparação entre Josué, que foi obedecido pelo sol, criatura inanimada, e José, que foi obedecido por Jesus Cristo, o Filho de Deus!?

Vós, ó São José, que sois tão grande e ao mesmo tempo tão humilde, obtende-me a verdadeira humildade.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 7


VII – Oração a São José do Papa João XXIII

São José, guardião de Jesus e casto esposo de Maria, tu empregaste toda a tua vida no perfeito cumprimento do teu dever. Tu mantiveste a Sagrada Família de Nazaré com o trabalho das tuas mãos. Protege bondosamente os que se voltam confiantemente para ti. Tu conheces as suas aspirações e as suas esperanças. Tu também conheceste as provas, o cansaço e o trabalho. Mas, embora dentro das preocupações materiais da vida, a tua alma estava cheia de profunda paz e cantou plena de verdadeira alegria devido ao íntimo trato que gozaste com o Filho de Deus que te foi confiado e a Maria, sua terna Mãe. Amém.

VII – São José, salvai-nos

Escutemos São Bernardo falando de São José: Este servo fiel foi escolhido para ser, não somente o consolador da Mãe de Deus, no meio das tribulações que ela havia de sofrer, e o pai nutrício de Jesus Cristo, mas ainda para cooperar, de algum modo, na redenção do mundo, que foi obra do grande conselho das três pessoas divinas.

São José, salvai-nos: a nossa salvação está nas vossas mãos.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 8


VIII – Oração a São José do Papa Leão XIII

A vós, São José, recorremos na nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio da Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com o seu sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício.

Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade. Amparai cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados pelo vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja.

VIII – Somos Vossos Filhos

Segundo São João Damasceno, Deus Pai deu a São José, em relação a Jesus, amor, solicitude e autoridade de pai, a fim de que cumprisse bem a sua missão: o amor, para que o guardasse com a maior ternura; a solicitude, para que o cercasse com todos os cuidados possíveis; enfim, a autoridade, para que o santo Patriarca tivesse a certeza de ser obedecido em tudo que ordenasse no tocante à pessoa do Salvador.

São José, sede sempre nosso pai e concedei-nos a graça de sermos verdadeiros filhos vossos.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 9


IX – Oração a São José

São José, dado como pai ao Filho de Deus, tu és bendito entre todos os homens e bendito é Jesus, o fruto da tua virginal esposa. Tu que foste o guarda fiel do nosso Salvador e da Virgem Maria, Sua Mãe Santíssima, roga por nós nos nossos problemas de saúde, de família e de trabalho até aos nossos últimos dias.

Obtém-nos do Senhor a graça de um espírito reto, de um coração puro e casto para amar cada vez mais Jesus, Maria e os nossos irmãos, e dá-nos o teu socorro e proteção na hora da nossa morte. Amém.

IX – Alcançai-nos a contrição

Ó santo Patriarca, pela pena que padecestes vendo o Verbo divino nascido num estábulo, em tão grande pobreza, sem lume, sem vestidos, e chorando de frio, vos peço que me obtenhais verdadeira dor dos meus pecados, que foram a causa das lágrimas do meu Jesus. Pela consolação que depois tivestes, ao contemplardes o Menino Jesus na gruta, tão belo e atraente, que o vosso coração começou desde então a arder em amor mais vivo para com um Deus tão amável e tão amante, obtende-me a graça de amá-Lo também com um grande amor na terra, a fim de poder possuí-l'O um dia no céu.

São José, penetrai os nossos corações de contrição e tornai-os mais sensíveis às amabilidades de Jesus.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 10


X – Ave, ó São José

Ave, ó São José, homem justo, esposo virginal de Maria, e pai davídico do Messias; bendito és tu entre os homens, e bendito é o filho de Deus que a ti foi confiado: Jesus. São José, Padroeiro da Igreja universal, guarda as nossas famílias na paz e na graça divina, e socorre-nos na hora da nossa morte.

X – Quero ser todo Vosso

Santo Protetor meu, por vossa pronta e contínua obediência à vontade de Deus, alcançai-me do vosso Jesus a graça de obedecer aos seus divinos preceitos; alcançai-me que, na viagem que faço para a eternidade, no meio de tantos inimigos, não perca jamais a companhia de Jesus e Maria até ao último suspiro: nesta companhia, todas as penas da vida e a mesma morte ser-me-ão doces e preciosas.

São José, quero ser todo vosso, para perseverar, por meio de vós, sendo todo de Jesus e Maria.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 11


XI – Hino

Celebre José a corte celeste,
prossiga o louvor o povo cristão:,
Só ele merece à Virgem unir-se
em casta união.
Ao ver a sua Esposa em Mãe transformar-se,
José quer deixar Maria em segredo
Um anjo aparece: “É obra de Deus!”
Afasta-lhe o medo
Nascido o Senhor, nos braços o estreitas.
A ti tem por guia, a Herodes fugindo.
Perdido no templo, és tu que o encontras,
chorando e sorrindo
Convívio divino a outros, somente
após dura morte é dado gozar.
Mas tu, já em vida, abraças a Deus,
e o tens no teu lar!
Ó dai-nos, Trindade, o que hoje pedimos:
Um dia no céu, cantarmos também
o canto que canta o esposo da Virgem
sem mácula. Amém

XI – Aumentai a nossa Fé

Ó grande Santo, pelo merecimento da angústia que padecestes, quando perdestes Jesus no templo, alcançai-me lágrimas com que chore incessantemente as injúrias que fiz ao meu divino Senhor; e pela alegria que tivestes, encontrando-O no templo, rogo-vos me negocieis a felicidade de achá-Lo também, fazendo-O entrar na minha alma pela sua graça e de não nunca mais O perder.

São José, fazei crescer em nós a fé, sobretudo a fé pela qual cremos na presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 12


XII – Hino

Hoje um grande triunfo cantamos,
celebrando fiéis este dia.
São José mereceu hoje a vida,
e entrou na eterna alegria.
É feliz por demais este homem
que, na hora da extrema agonia,
recebeu o supremo conforto
pela voz de Jesus e Maria.
Homem justo, na paz adormece,
libertado dos laços mortais,
e recebe brilhante coroa
no esplendor das mansões eternais.
Ao que reina, fiéis imploremos,
fique perto de nós, os mortais;
nos liberte da culpa e nos dê
o presente supremo da paz.
A vós glória, poder, majestade,
Trino Deus, que no alto reinais,
com a áurea coroa para sempre,
vosso servo fiel premiais.

XII – Virtude dos Anjos

Quando Deus destina uma pessoa a certa função, diz São Tomás, dá-lhe todas as graças necessárias para exercê-la dignamente. Tendo Deus destinado São José a fazer o ofício de Pai junto da pessoa do Verbo Encarnado, devemos ter por certo que o ornou com todos os dons de sabedoria e santidade que convinham a tal cargo.

Gerson diz que São José recebeu, entre outros, três privilégios especiais: primeiro, ser santificado no seio da sua mãe, como Jeremias e São João Batista; segundo, ser ao mesmo tempo confirmado em graça; terceiro, ser sempre isento de todos os movimentos da concupiscência, graça de que, pelos méritos de sua pureza, ele costuma fazer participantes os seus devotos servos, livrando-os dos apetites carnais.

São José, lírio brilhante de castidade, conservai em nós esta virtude dos anjos.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 13


XIII – Hino

São José, do céu a glória,
esperança verdadeira
que reluz na nossa vida,
proteção de todo o mundo,
ouve os cantos e louvores
da Igreja agradecida.
A ti, filho de David,
como esposo de Maria
escolheu o Criador.
Quis que fosses pai do Verbo
e da nossa salvação
diligente servidor.
Reclinado no presépio,
o Esperado dos profetas,
Redentor do mundo inteiro,
tu contemplas, venturoso,
e, unido à Virgem Mãe,
o adoras por primeiro.
O Senhor e Deus do mundo,
Rei dos reis, a cujo aceno
se ajoelha o céu fulgente
e os infernos estremecem,
revestindo a nossa carne,
fez-se a ti obediente.
Glória eterna à Divindade
Unidade na Trindade,
Deus imenso, Sumo Bem,
que te deu tão grande graça.
Por ti, deu-nos a sua vida
e a alegria eterna. Amém

XIII – Homem Justo

José, no Evangelho, é chamado justo: "José, seu esposo, sendo um homem justo..." Ora, que é um homem justo? É, segundo São João Crisóstomo, um homem que possui todas as virtudes: “Notai, diz ele, que José é chamado justo, porque tinha todas as virtudes num grau perfeito” José já era santo antes do seu matrimônio, mas a sua santidade cresceu muito quando ele se uniu à Mãe de Deus; só os exemplos da sua santa Esposa bastavam para santificá-lo; e se Maria é, como diz São Bernardino de Sena, a Dispensadora de todas as graças que Deus faz aos homens, com que profusão devemos crer que ela enriqueceu o seu Esposo, a quem tanto amava e de quem era tão amada!

São José, aumentai a minha devoção para com Maria.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 14


XIV – Oração a São José

A vós São José, recorremos na nossa tribulação, e de-pois de ter implorado o auxílio da vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino-Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Je-sus Cristo conquistou com o seu sangue, e nos assistais, nas nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da Divina Família, o povo escolhido de Jesus Cristo; afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício; assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino-Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai cada um de nós, com o vosso constante patrocínio, a fim de que o vosso exemplo, e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer, e obter no Céu a eterna bem-aventurança.

XIV – Inflamai o nosso Coração

Os dois discípulos que iam a Emaús, sentiram-se abrasados de amor divino, nos poucos momentos que acompanharam o Salvador e ouviram a sua palavra. Não é verdade, dizem eles entre si, que os nossos corações ardiam dentro de nós, enquanto ele nos falava pelo caminho? Que devemos pensar das chamas da santa caridade que se desenvolveram no coração de São José, durante os anos que passou na companhia do Filho de Deus, meditando as palavras de vida eterna que saiam de sua boca, observando os perfeitos exemplos de humildade, paciência e obediência que Ele dava, mostrando-se tão pronto em ajudá-lo nos seus trabalhos e servi-lo em tudo em casa?

Inflamai-nos, ó São José, no amor para com Jesus.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 15


XV – Oração a São José

São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou pai e ao qual tu te entregaste totalmente. A tua vida. feita de trabalho e de silêncio, ensina-me a ser eficaz em todas as situações; ensina-me, acima de tudo, a esperar na obscuridade, firme na fé. Sete dores e sete alegrias resumem a tua existência: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão da tua dedicação sem limites. Que o teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam a minha própria tristeza e a minha própria alegria. Amém.

XV – Animai o nosso zelo

O Apóstolo nos ensina que, na outra vida, o Senhor recompensará cada um segundo as suas obras. Qual não deve ser, pois, a glória concedida a São José, que tanto o amou e lhe prestou tantos serviços durante a sua vida cá na terra! O Senhor prometeu recompensar todo aquele que der aos pobres, em seu nome, ainda que não seja mais que um copo de água. Qual será a recompensa de José que pode dizer a Jesus: não somente Vos dei o sustento, a habitação, o vestuário, mas Vos salvei a vida, livrando- Vos das mãos de Herodes?

São José, animai o nosso zelo em crescer na virtude pela esperança das recompensas eternas.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 16


XVI – Oração ao puríssimo São José

Lembrai-Vos, ó puríssimo esposo de Maria Virgem, ó doce protetor meu, São José, que jamais se ouviu dizer que alguém que tivesse invocado a vossa proteção e implorado o vosso socorro, não fosse por vós atendido.

Com esta confiança venho à vossa presença e a vós fervorosamente me recomendo. Não desprezeis as mi- nhas súplicas, ó Pai adotivo do Redentor, mas acolhei-as piedosamente. Amém.

XVI – Espírito de Oração

Devemos estar certos de que a vida de São José na presença e à vista de Jesus e Maria, era uma oração contínua, fecunda em atos de fé e confiança, amor, resignação e oferenda. Ora, se a recompensa corresponde aos merecimentos da vida, avaliai a grandeza da glória de José no paraíso. Santo Agostinho compara os outros santos a estrelas, mas São José ao Sol. O padre Suárez considera como muito razoável a opinião que sustenta que São José, depois de Maria, excede em merecimentos e glória todos os outros santos; donde o venerável Bernardo de Bústis conclui que, no céu, São José manda de certa maneira a Jesus e a Maria, quando quer obter deles al- guma graça para os seus devotos servos.

São José, obtende-nos um grande espírito de oração vocal e mental.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 17


XVII – Oração a São José

Ó glorioso São José, que Deus escolheu para Pai adotivo de Jesus, para Esposo Puríssimo da Virgem Maria e chefe da Sagrada Família e que o Sumo Pontífice declarou padroeiro e protetor da Igreja fundada por Jesus; nós recorremos a vós, neste momento, e imploramos, com a maior confiança, o vosso poderoso auxílio para toda a Igreja militante.

Protegei, especialmente, com o vosso amor verdadeiramente paternal, o Vigário de Cristo e todos os bispos e sacerdotes unidos à Santa Sé de Pedro.

Defendei os que trabalham pelas almas entre as angústias e tribulações desta vida e fazei que todos os povos da terra, se sujeitem, docilmente à Igreja, que é o meio de salvação necessário para todos.

Dignai-vos, também, querido São José, aceitar a consagração que vos fazemos. Sede sempre o nosso Pai, o nosso protetor e o nosso guia no caminho da salvação.

Alcançai-nos um amor ardente à vida interior e uma grande pureza de coração.

Fazei que, seguindo o vosso exemplo, todas as nossas obras sejam dirigidas para maior glória de Deus, em união com o Coração Divino de Jesus e com o Coração Imaculado de Maria e convosco.

Rogai por nós, para que possamos participar da paz e da alegria que gozastes na vossa santa morte.

São José, verdadeiro Esposo de Maria Santíssima, e Pai adotivo de Jesus, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia.

XVII – Livrai-nos de todo o Pecado

Para provar o poder que São José possui no paraíso, São Bernardino de Sena assim se exprime: “Não podemos duvidar; Jesus Cristo no céu conserva sempre para com São José a ternura e o respeito que lhe testemunhou outrora na terra, isto é, a ternura e o respeito de filho. Bem longe de ser diminuída, este amor filial vai crescendo sempre”. Notem-se bem estas palavras: ternura e respeito; elas sig-nificam que este soberano Senhor, que se dignou venerar a São José aqui no mundo como a seu Pai, não lhe nega coisa alguma daquilo que ele lhe pede. Cheios de confiança digamos-lhe, pois:

São José, poderoso protetor das nossas almas, livrai-nos de todo o pecado.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 18


XVIII – Oração a São José

São José, esposo abnegado de Maria, terno pai nutrício do Menino Jesus, protetor e amparo da Sagrada Família, por vossa intercessão junto a Jesus e Maria, atendei-me, no que tão ardentemente, peço para mim e para os meus.

Coloco-me, inteiramente, debaixo de vossa poderosa proteção, ao lado de Jesus e Maria que sob a vossa proteção, fugiram em segurança e voltaram a salvo.

São José, se houver na minha conduta algo que desagrada a Jesus ou a sua Mãe, ajudai-me a tirá-lo, pois, quero ser santo. Como vós e Jesus e Maria são Santos, quero morar com eles debaixo do mesmo teto e não quero conservar nada que os possa contrariar.

Ó São José, pedi luz para o meu espírito, luz para os meus olhos, coragem para o meu coração, e maior temor do pecado.

Ó São José, peço-vos a paz no meio de tantos que se odeiam e se perseguem uns aos outros: paz nos corações, paz nos lares, paz em todos os países.

Ó São José, fazei com que o mundo se torne de novo uma só família santa, onde o leão sedento de sangue e o manso cordeiro encontrem igualmente sossego.

Sim, reconheço que sou pecador, muito pecador, e não mereço levantar os olhos para vós.

Misericórdia, rogai a Jesus, misericórdia para mim; e pedi a Maria, a sua poderosa intercessão.

Receio morrer e comparecer diante do tribunal de Deus, se vós, São José, e vós Maria, não fordes meus advogados. Tenho, porém, confiança, ó grande Santo, de que o vosso auxílio e o de Maria, não me faltarão.

São José, embora no derradeiro momento eu não possa falar, intercedei por mim. É necessário, senão nunca poderei salvar-me.

São José, olhai por todos que confiam em vós. Sabeis o que desejo para mim e para os meus. Como Santa Teresa, confio que as minhas orações não serão em vão, mas que serão ouvidas e levadas até aos pés de Jesus e de Maria.

Se, porém, for da vontade de Deus, que não me seja tirado o sofrimento, mas que fique, pedi, então, para mim, a força para que eu não sucumba debaixo de minha cruz.

São José, ouvi-me. Estou diante da porta da Sagrada Família. Não quero afastar-me sem que me tenhais ouvido.

São José, ajudai-me no sofrer, ajudai-me no suportar, ajudai-me a salvar-me. Amém.
São José, Consolação dos aflitos, rogai por nós.
São José, Esperança dos enfermos, rogai por nós.
São José, Patrono dos moribundos, rogai por nós.
Constitui-o, Senhor de sua casa e príncipe de todas as suas possessões.

Oremos: Ó Deus que por uma inefável providência, vos dignastes escolher São José para esposo de vossa Mãe Santíssima, fazei, vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no céu aquele a quem veneramos como protetor na terra. Vós que viveis e reinais por todos os séculos. Amém.

XVIII – Sede em meu favor

Se São José não teve a autoridade dum pai natural sobre a humanidade de Jesus Cristo, teve entretanto um certo poder como Esposo de Maria, que, como Mãe, por natureza, do Salvador, gozou de verdadeira autoridade sobre Ele. Quem tem o domínio da árvore, tem também o do fruto que a árvore produz. Eis aqui por que Jesus, sobre a terra, respeitava José e lhe obedecia como a Seu superior; segue-se que agora, no céu, as orações de São José são consideradas por Nosso Senhor como ordens, porque o pedido dum pai a seu filho, diz Gerson, tem o valor de ordem.

São José, sede nossa defesa nas tentações e a nossa força nas adversidades.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 19


XIX – Oração para evitar o pecado

Glorioso São José, eu desejaria nesta hora, uma parte da enorme dor que experimentastes quando perdestes o amabilíssimo Jesus no Templo. Quão grande pena sentistes no vosso coração!

Eu me envergonho e me confundo de não experimentar nenhum desgosto, depois de ter perdido a divina graça, tantas vezes, pelos meus pecados. Ó São José, alcançai-me uma dor verdadeira e perfeita das minhas culpas.

Obtende-me fervor para fazer um firme propósito de não mais ofender a Deus. Arrependo-me de ter ofendido a Deus, tão bom e digno de ser amado e resolvo nunca mais O ofender.

Confio também que pelo vosso poderoso Patrocínio os agonizantes se arrependerão dos seus pecados, Confessá-los-ão todos com viva dor e, assim purificados e reconciliados com Deus, terão direito às alegrias do céu.

XIX – Guardai os vossos filhos

Ó grande Santo, já que um Deus se dignou servir-vos, a vós quero também eu servir, honrar e amar como a meu Senhor. Recebei-me sob o vosso patrocínio, e mandai-me o que for do vosso agrado, ó São José. Rogai a Jesus por mim; certamente não vos recusará nada Aquele que sobre a terra obedeceu a todas as vossas ordens. Dizei-Lhe que perdoe os meus pecados, me desapegue das criaturas e de mim mesmo, me inflame no Seu santo amor, e depois faça de mim o que Lhe aprouver.

São José, guardai os vossos filhos.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 20


XX – Oração de São Clemente Maria Hofbauer

São José, ó meu terno pai, ponho-me para sempre sob a vossa proteção; considerai-me como vosso filho e preservai-me de todo o pecado. Lanço-me nos vossos braços para que me acompanheis no caminho da virtude, e me assistais na hora da minha morte.

XX – Tende Compaixão

Agora que estais no céu cumulado de alegria, ó glorioso Patriarca, sobre um trono elevado, junto do vosso amantíssimo Jesus, que vos foi submisso na terra, tende compaixão de mim, obrigado a viver no meio de tantos inimigos, maus espíritos e más paixões, que me dão combates contínuos para me fazerem perder a graça de Deus. Ah! Pela felicidade que tivestes de gozar na terra, sem interrupção, da companhia de Jesus e Maria, alcançai-me a graça de passar o resto da minha vida sempre unido a Deus, resistindo aos assaltos do inferno; alcançai-me a graça de morrer no amor de Jesus e Maria, para que um dia possa ir gozar convosco da sua companhia, no reino dos bem-aventurados.

Dai-me, ó São José, a graça de vencer as minhas paixões e de ter horror ao pecado.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 21


XXI – Oração de Santo Afonso Maria de Ligório

Ó meu amado Jesus, meu amantíssimo Redentor, quando poderei ir gozar-Vos e amar-Vos no paraíso face a face, seguro de não Vos poder mais perder? Enquanto viver, estarei exposto a tal perigo. Ah, meu Senhor e meu único Bem, pelos merecimentos de São José, que Vós amais e honrais tanto no céu; pelos merecimentos de vossa querida Mãe; e mais ainda, pelos merecimentos da vossa vida e morte, pelas quais merecestes para mim todo o bem e toda a esperança, não permitais que em tempo algum eu me separe nesta terra do vosso amor, afim de que possa ir para a pátria do amor, a possuir-Vos e amar-Vos com todas as minhas forças e nunca mais em toda a eternidade me afastar da vossa presença e do vosso amor.

XXI – Socorrei-nos!

Falando do valimento de São José em favor dos seus devotos servos, São Bernardo diz estas notáveis palavras: “O que o distingue dos outros santos, é que ele pode proteger todos que recorrem à sua intercessão, e ajudá-los em todas as necessidades”. A certos santos foi concedido defender-nos em algumas circunstâncias; a São José foi dado o poder de nos socorrer em todas as nossas necessidades, e proteger todos os que se refugiam junto dele. Digamos-lhe, pois, muitas vezes:

São José, socorrei-nos em todas as nossas necessidades.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 22


XXII – Oração a São José

Aqui estamos na vossa gloriosa presença, doce protetor nosso, São José, implorando o vosso eficaz patrocínio.

Dirigi, oh Grande Santo, uma olhada amorosa sobre nós, miseráveis filhos de Eva, e alcançai-nos com a graça que vos pedimos, as Virtudes da humildade, pureza e obediência, a honra de morrer assistidos por Jesus, por vossa Esposa e por vós, para O bendissermos e O louvarmos no céu eternamente. Amém.

XXII – Perseverança na Oração

“Seria coisa maravilhosa, diz Santa Teresa na sua autobiografia, contar as graças sem número que Deus me fez, os perigos, tanto espirituais como corporais, de que me livrou pela mediação deste glorioso santo. Quanto aos outros santos, parece que Deus lhes concedeu o poder de nos socorrer somente nalguma necessidade particular; a experiencia prova, ao contrário, que São José nos socorre em todas as necessidades, e apraz a Nosso Senhor testemunhar por este modo que, assim como quis ficar submetido na terra à autoridade deste grande Santo, faz igualmente no céu tudo que ele pede”

São José, pedi sempre para mim a perseverança em bem orar.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 23


XXIII – Oração de São Francisco de Sales

Glorioso São José, concedei-nos a vossa proteção paterna, nós vos suplicamos pelo Coração de Jesus Cristo. Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades, sabendo tornar possíveis as coisas impossíveis, volvei os vossos olhos de pai sobre os interesses dos vossos filhos. Nas dificuldades e tristezas que nos afligem, recorremos a vós, com toda a confiança. Dignai-vos tomar sob o vosso poderoso amparo este negócio importante e difícil, causa das nossas preocupações. Fazei que o seu êxito sirva para a glória de Deus e bem dos seus dedicados servos. Assim seja.

XXIII – Guia Seguro

Escutemos de novo Santa Teresa: “Conhecendo por longa experiência o admirável poder que São José goza junto de Deus, quisera eu persuadir todo o mundo a honrá-lo com um culto particular. Notei sempre que progrediram na virtude as pessoas que lhe tinham verdadeira devoção... Contento-me com pedir, por amor de Deus, àqueles que não quisessem crer, façam disto experiência”

São José, padroeiro da vida interior, conduzi-me à perfeição que Deus quer de mim.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 24


Oração de São Luís Maria Grignion de Monfort

Ave, São José, homem justo, a Sabedoria está convosco, bendito é Jesus, o fruto de Maria, vossa fiel Esposa.

São José, digno pai e protetor de Jesus Cristo, rogai por nós, pecadores, e obtende-nos de Deus a divina Sabedoria, agora e na hora da nossa morte. Amém.

XXIV – Consolai-nos!

Suponhamos que o Senhor, vendo que estamos aflitos no meio das misérias desta vida, nos dirige a todos as palavras do Faraó a seu povo, na grande fome que assolava o Egito: “Ite ad Joseph” – Ide a José, se quereis ser consolados.

São José, consolador das almas aflitas, a vós recorremos em todas as nossas aflições.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 25


XXV – Oração a S. José pela Igreja

São José, Patrono da Igreja, Vós que, ao lado do Verbo encarnado, trabalhastes cada dia para ganhar o pão, tirando dele a força de viver e trabalhar; Vós que irradiais o exemplo da vossa pessoa, humilde diante dos homens, mas grandiosa diante de Deus: olhai a imensa família que vos é confiada. Abençoai a Igreja, sustentando-a sempre no caminho da fidelidade evangélica; protegei os trabalhadores na sua dura vida diária, defendendo-os do desânimo, da revolta negativa e da tentação do hedonismo; intercedei pelos pobres, que continuam na terra a pobreza de Cristo, suscitando para eles as contínuas providências dos irmãos mais dotados; e guardai a paz no mundo, aquela paz que é a única capaz de garantir o desenvolvimento dos povos e a plena realização das esperanças humanas, para o bem da humanidade, para a missão da Igreja e para a glória da Santíssima Trindade.

XXV – Quero ser seu Devoto

Santa Teresa não entendia como uma pessoa possa ter devoção à Rainha dos anjos, sem tê-la, e mui particular, a seu casto esposo São José, que foi tão dedicado na terra ao serviço de Maria e do seu filho Jesus. Recorramos pois a Santa Teresa, para que nos alcance devoção à bem-aventurada Virgem e a São José.

São José, por amor da vossa querida serva, Santa Teresa, concedei-nos crescer sempre na devoção para convosco.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 26


XXVI – Oração pela pureza

São José, castíssimo esposo da Mãe de Deus e guarda fiel da sua virgindade, obtende-me por Maria, a pureza do corpo e da alma e a vitória em todas as tentações e dificuldades. Recomendo-vos também os esposos cristãos, para que, unidos com sincero amor e fortalecidos pela graça, se amparem, mutuamente, nos sofrimentos e tribulações da vida. Amém.

Rogai por nós, São José, esposo da Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

XXVI – Nosso Protetor

Ó grande Protetor, São José, não vos indigneis de receber sob a vossa proteção o pecador mais ingrato que vive no mundo. Concedei-me esta graça; eu vo-la suplico, pelo amor de Maria, vossa Augusta esposa, pelo amor de vossa serva querida, Santa Teresa, que tanto trabalhou neste mundo para dilatar a vossa glória. Fazei que eu morra, como vós, nos braços de Jesus e Maria.

São José, assisti-me na minha agonia.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 27


XXVII – Oração a São José

São José, varão feliz, que tivestes a dita de ver e ouvir o próprio Deus, a quem muitos reis quiseram ver e não viram, ouvir e não ouviram; e não só ver e ouvir, mas ainda trazê-lo em vossos braços, beijá-lo, vesti-lo e guardá-lo!

Rogai por nós, bem-aventurado São José.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, que nos concedestes o sacerdócio real, nós Vos pedimos que, assim como São José mereceu cuidar e trazer em seus braços com carinho o vosso Filho unigénito, nascido da Virgem Maria, façais que nós Vos sirvamos com coração limpo e boas obras, de modo que hoje recebamos dignamente o sacrossanto Corpo e Sangue do vosso Filho, e na vida futura mereçamos alcançar o prémio eterno. Amém.

XXVII – Sois nossa confiança

Pela graça de Deus, agora não há no mundo nenhum cristão que não tenha devoção a São José; mas, entre todos os outros, certamente recebem dele mais graças, os que o invocam mais frequentemente e com mais confiança.

São José, fazei que eu vos invoque sempre cheio de confiança.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 28


XXVIII – Oração a São José

Ó glorioso São José, Pai e protetor das virgens, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, a própria inocência, e Maria, Virgem das virgens! Em nome de Jesus e de Maria, este duplo tesouro que vos foi tão caro, vos suplico que me conserveis livre de toda a impureza, para que, com alma pura e corpo casto, sirva sempre, fielmente, a Jesus e a Maria. Amém.

XXVIII – A Vós Recorremos

Se um pecador tivesse desejado alcançar de Jesus o perdão das suas faltas, quando Ele vivia na casa de São José, poderia encontrar um meio mais seguro de ser atendido que a intercessão deste santo? Se, pois, queremos ser reconciliados com Deus, recorramos a São José que, agora no céu, é ainda mais amado de Jesus Cristo do que quando estava na terra.

São José, rogai sempre a Jesus que me perdoe os meus pecados.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 29


XXIX – Oração a São José pelo trabalho

Ó glorioso S. José, modelo de todos os que se consagram ao trabalho! Alcançai-me a graça de trabalhar com espírito de penitência, em expiação dos meus pecados; de trabalhar com consciência, pondo o cumprimento do meu dever acima das minhas naturais inclinações; de trabalhar com agradecimento e alegria, olhando como uma honra o poder desenvolver por meio do trabalho os dons recebidos de Deus. Alcançai-me a graça de trabalhar com ordem, constância, intensidade e presença de Deus, sem jamais retroceder ante as dificuldades; de trabalhar, acima de tudo, com pureza de intenção e desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos meus olhos todas as almas e as contas que prestarei a Deus do tempo perdido, das habilidades inutilizadas, do bem omitido e das estéreis vaidades nos meus trabalhos, tão contrárias à obra de Deus. Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José! Este será o meu lema na vida a na morte. Amém.

XXIX – Fazei-nos amar Jesus

Peçamos a São José o amor a Jesus Cristo, porque, seguro estou de que a graça mais singular que São José granjeia para os seus devotos servos, é um terno amor para com o Verbo Encarnado. Este privilégio foi-lhe concedido em recompensa do extremo afeto com que amou a Jesus neste mundo.

São José, fazei que eu ame a Jesus como Ele quer ser amado por mim.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 30


XXX – Oração para obter uma boa morte

Meu Pai Criador, peço-Vos a mais importante de todas as Vossas graças: a perseverança final e uma morte santa. Por muito que tenha abusado da vida que me destes, fazei-me vivê-la desde agora e terminá-la no Vosso Santo Amor.

Que eu morra como os santos Patriarcas, deixando sem tristeza este vale de lágrimas, para ir gozar do descanso eterno na minha verdadeira pátria.

Que eu morra como o glorioso São José, acompanhado de Jesus e de Maria, pronunciando esses nomes por toda a eternidade.

Que eu morra como a Virgem Imaculada, na caridade mais pura e com o desejo de unir-me ao Único objeto de meus amores.

Que eu morra como Jesus na Cruz, plenamente identificado com a Vontade do Pai, feito holocausto por amor.

Jesus, morto por mim, concedei-me a graça de morrer num ato de perfeita caridade para conVosco. Santa Ma-ria, Mãe de Deus rogai por mim agora e na hora de minha morte. São José, meu pai e senhor, alcançai-me que eu morra com a morte dos justos.

XXX – Lágrimas da Paixão

Ó santo Patriarca, pelas lágrimas que derramastes contemplando antecipadamente a Paixão do vosso Jesus, alcançai-me contínua e terna memória dos tormentos do meu Redentor; e pelas santas chamas de amor que estes pensamentos e colóquios acendiam no vosso coração, obtende-me uma centelha do mesmo para a minha alma, que, pelos seus pecados, tanto contribuiu para as dores de Jesus.

São José, fazei que a cruz de Jesus esteja sempre gravada no meu espírito e no meu coração.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice




DIA 31


XXXI – Ladainha de São José

Senhor, tende piedade de nós. — R. Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos. — R. Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Ilustre filho de David, rogai por nós.

Luz dos Patriarcas, rogai por nós. Esposo da Mãe de Deus, rogai por nós.

Casto guarda da Virgem, rogai por nós. Sustentador do Filho de Deus, rogai por nós.

Zeloso defensor de Jesus Cristo, rogai por nós.

Chefe da Sagrada Família, rogai por nós.

José justíssimo, rogai por nós, José castíssimo, rogai por nós

José prudentíssimo, rogai por nós. José fortíssimo, rogai por nós.

José obedientíssimo, rogai por nós. José fidelíssimo, rogai por nós.

Espelho de paciência, rogai por nós. Amante da pobreza, rogai por nós.

Modelo dos operários, rogai por nós. Honra da vida de família, rogai por nós.

Guarda das virgens, rogai por nós. Sustentáculo das famílias, rogai por nós.

Alívio dos miseráveis, rogai por nós. Esperança dos doentes, rogai por nós.

Patrono dos moribundos, rogai por nós. Terror dos demônios, rogai por nós.

Protetor da Santa Igreja, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo — R. perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, — R. atendei-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, — R. tende piedade de nós.

Ele constituiu-o senhor da sua casa. — R. E fê-lo príncipe de todos os seus bens.

Oremos:

Ó Deus, que por inefável providência Vos dignastes escolher São José por esposo da vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

XXXI – Assistência Particular

Devemos ser devotos de São José, principalmente para que ele nos alcance uma boa morte. Por ter salvo o Menino Jesus das traições que lhe armavam, ele tem o privilégio especialíssimo de livrar os moribundos das ciladas do demónio; e por ter assistido tanto tempo a Jesus e Maria, granjeando-lhes, com o seu trabalho, morada e sustento, goza o nosso santo do privilégio de obter para os seus servos, no momento da morte, a assistência particular de Jesus e Maria. Mais: sabemos que ele é o padroeiro da boa morte, porque teve a felicidade de morrer nos braços de Jesus e Maria. A São José invoquemo-lo, portanto, muitas vezes na vida, dizendo-lhe:

São José fazei que eu morra como vós, nos braços de Jesus e Maria.

ORAÇÃO

Voltar ao Índice



Consagração a São José

Glorioso São José, digno de ser entre os Santos venerado, amado e invocado com especial carinho, pelo primor de vossas virtudes, eminência de vossa glória e poder de vossa intercessão perante a Santíssima Trindade, perante Jesus, vosso Filho adotivo, e perante Maria, vossa castíssima Esposa, minha Mãe terníssima. Tomo-vos hoje por meu advogado junto de ambos, por meu protetor e pai; proponho firmemente nunca me esquecer de vós, honrar-vos todos os dias que Deus me conceder, e fazer quanto em mim estiver para inspirar a vossa devoção aos que estão a meu cargo. Dignai-vos, vo-lo peço, ó pai do meu coração, conceder-me a vossa especial proteção, e admitir-me entre os vossos mais fervorosos servos! Em todas as minhas ações assisti-me, junto de Jesus e Maria favorecei-me e, por piedade, não me falteis na hora da morte. Amém.